Pedro Nicoloso e Camila Macedo vencem o Brasileiro de Boulder 2019

Finalistas do Brasileiro de Boulder (Foto: Carol Coelho)

No último final de semana mais de 100 atletas se reuniram no ginásio Campo Base em Curitiba para participar do Campeonato Brasileiro de Boulder 2019. Competidores de 8 estados estiveram presentes disputando o título nas categorias Pro, Amador e Paraclimbing. No sábado (27/04) aconteceram as qualificatórias do Pro e as disputas do Amador e no domingo (28/04) a grande final do Pro, que terminou com a vitória de Pedro Nicoloso do Rio Grande do Sul e Camila Macedo do Paraná, ambos conquistando seus terceiros títulos brasileiros na modalidade.

Duplo tricampeonato no Pro

A categoria Pro foi cheia de surpresas nas qualificatórias. Dos 23 atletas no masculino e 17 no feminino, apenas 8 de cada sexo passaria para a grande final. No masculino, apenas Pedro Nicoloso e Felipe Ho conseguiram o top em todos os 5  boulders, seguidos de perto pelos 4 tops de Matheus Belloto de São Paulo, de apenas 16 anos. Pedro Avelar também conseguiu a vaga com 3 tops, o mesmo conseguido por André Maeoka e Renan Denardo. Completando a lista da final ficaram Jonas Leffeck de Santa Catarina e Gabriel Mariutti de São Paulo. A grande surpresa ficou por conta da ausência do mineiro Jean Ouriques, campeão de Boulder em 2016, mas que acabou terminando apenas com 1 top e ficando de fora da grande final.

Pedro Nicoloso no top do M2 da final (Foto: Carol Coelho)

No lado feminino apenas Hellen Cristina do Paraná e Thais Makino de São Paulo terminaram a qualificatória com os 5 tops. Luana Riscado do Rio de Janeiro,  Camila Macedo do Paraná, Bianca Castro, também do Rio e a mineira Maira Vilas Boas garantiram lugar na final com 4 tops cada. Fechando as 8 finalistas ficaram Najla Moufarreg do Rio de Janeiro com 3 tops e Lais Akamine de São Paulo com 2 tops.

Camila Macedo no top do F4 da final (Foto: Carol Coelho)

As finais foram emocionantes, com grandes momentos e viradas. No masculino, Pedro Nicoloso começou mal ficando sem o top no M1, enquanto viu Felipe Ho, Renan Denardo e Pedro Avelar completarem o boulder. No M2 o jogo se inverteu e apenas Nicoloso conseguiu o top, se igualando aos demais e entrando na briga. O M3 foi mais um boulder que derrubou a todos, menos novamente Pedro Nicoloso, que conseguiu o top já quase no fim do tempo. O M4 poderia ainda decidir o título. Tanto Felipe Ho e Renan Denardo poderiam ficar com a vitória se conseguissem o top em poucas tentativas e se Nicoloso não conseguisse a zona. Contudo Felipe e Renan ficaram apenas com a zona nesse boulder e Pedro Nicoloso entrou para escalar já com o título assegurado. Terceiro seguido para o gaúcho.

Podium Masculino Pro (Foto: Carol Coelho)

Na final feminina, Thais Makino e Bianca Castro saíram na frente ao serem as únicas a fazerem top no F1. No F2, o mais fácil da final, praticamente todas as finalistas fizeram top na primeira tentativa, exceto Najla Moufarreg e Lais Akamine. No F3 Camila Macedo conseguiu o Top na primeira tentativa, e jogou a decisão para o F4. Ela precisaria do Top em até 3 tentativas e que Thais Makino não fizesse top. E foi exatamente isso que aconteceu. Camila Macedo foi a única a fazer top no F4 e voltou a ser campeã de  Boulder após seu último título em 2015.

Podium Feminino Pro (Foto: Carol Coelho)

Amador e Paraclimbing

No amador foram 38 atletas no Masculino e 18 no feminino, disputando 3 horas de festival em busca de somar o maior número de pontos possíveis. Ao fim das 3 horas o paulista de São Bento do Sapucaí Rafael Camargo ficou com o título entre os homens, com os goianos Pedro Henrique Namba e Thiago Vaz em segundo e terceiro. No feminino a vitória ficou com a atleta de Brasília Iasmim Queiroz, de apenas 15 anos, com o segundo lugar ficando com a catarinense Ana Carolina Garmurski e o terceiro com a paulista Natasha Sarraceni. Os campeões do amador ano que vem avançam para o Pro.

Podium Amador Masculino (Foto: Carol Coelho)

Podium Amador Feminino (Foto: Carol Coelho)

No Paraclimbing dois atletas estavam inscritos na categoria: Luciano Frazão do Distrito Federal e Gustavo Santo do Paraná. Luciano, o mais experiente, foi quem somou mais pontos e ficou com a título Paraclimbing.

Resultados

Pro Masculino

1. Pedro Nicoloso (RS)
2. Felipe Ho (SP)
3. Renan Denardo (SP)

Pro Feminino

1. Camila Macedo (PR)
2. Thais Makino (SP)
3. Bianca Castro (RJ)

Amador Masculino

1. Rafael Camargo (SP)
2. Pedro Henrique Namba (GO)
3. Thiago Vaz (GO)

Amador Feminino

1. Iasmim de Queiroz (DF)
2. Ana Carolina Gamurski (SC)
3. Natasha Sarraceni (SP)

Amador Senior Masculino

1. Goro Shiraiwa (SP)

Amador Senior Feminino

1. Rosita Belinky (SP)
2. Ana Paula Yamada (MS)

Paraclimbing

1. Luciano Frazão (DF)
2. Gustavo Santos (PR)

Os resultados completos do Campeonato Brasileiro de Boulder você pode conferir clicando aqui. E caso você não tenha conseguido acompanhar as finais, abaixo está o vídeo na íntegra.

Sem Respostas para "Pedro Nicoloso e Camila Macedo vencem o Brasileiro de Boulder 2019"


    Tem algo a dizer?

    Algum HTML está OK