Parceria ABEE e COB para preparação da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva

Comunidade de atletas e membros ABEE,

É com imensa satisfação que celebramos com vocês e com a Federação Internacional de Escalada Esportiva – IFSC, o reconhecimento do estimado Comitê Olímpico Brasileiro – COB, compartilhando com vocês o Oficio 1469 ABEE:

oficio_COB_2016_

Desde início de 2017, estamos nos reestruturando ainda mais e evoluindo os trabalhos para preparação dos atletas brasileiros de escalada esportiva para esse novo ciclo olímpico.

Paralelamente, seguimos aprimorando o ranking brasileiro de escalada esportiva – este ano teremos mais 2 eventos exclusivos para nossos atletas do juvenil!

Além de atuação diária da nossa diretoria e voluntários ABEE na  organização do Campeonato Brasileiro de Boulder que acontecerá dia  8 de abril no ginásio Casa de Pedra, mantemos semanalmente discussões positivas com nosso Conselho de Representantes para formatação de regulamentos e papéis fundamentais rumo à  preparação e profissionalização de nossa seleção brasileira em busca de melhores resultados internacionais e de uma vaga olímpica.

Visando evoluir ainda mais e obter apoio também do Ministério dos Esportes, com orientações do COB e supervisão de nossa diretoria jurídica, estamos preparando novas alterações estatuárias a serem apresentadas em Assembléia Extraordinária, que ocorrerá no dia 24 de junho no Espaço BBloc, ainda a ser convocada oficialmente com os detalhes devidos (dia seguinte ao Campeonato Brasileiro Juvenil de boulder, também no BBloc).

Outro ponto positivo a celebrarmos esse ano são os novos formatos de parcerias, ainda mais sólidas, com  entidades  que atuam em prol da escalada esportiva, como braços e conexões ativas em seus Pólos, contando com homologação e reconhecimento ABEE:

  • Centro Oeste via AEP (Associação de Escalada do Planalto Central)
  • Rio Grande do Sul via ACM (Associação Caxiense de Montanhismo) 
  • São Paulo via GEEU (Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp). 

Atletas filiados a essas entidades parceiras contam com desconto na filiação ABEE, assim como desconto na filiação local/regional/estadual. Confira mais em nossa página de ‘Associados’.

Além desses novos laços e dos novos que estão para surgir, a ligação com a Federação Internacional de Escalada Esportiva tem se fortalecido ainda mais, mesmo que à distância.

Por questões de trabalho nacional e preservação financeira, a diretoria da ABEE não pôde estar na Assembléia Geral no Canadá realizada neste mês de março, mas o contato com a IFSC e PAC (Conselho Pan-americano) segue diariamente também, com atualização de  novos regulamentos (e adaptação à realidade brasileira em alguns casos), processo de seletivas juvenil e PRÓ.

Além do formato de seletivas para as Olimpíadas 2020 em Tokyo, traduzido e divulgado no início de março/17 – http://abee.net.br/informe-oficial-abee-sobre-formato-olimpico-da-escalada-esportiva/, já temos o formato de seletivas para as Olimpíadas da Juventude definido e oficialmente divulgado pela IFSC.

SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL

Para as Olimpíadas da Juventude, que ocorrem de 6 a 8 de outubro de 2018 em Buenos Aires – Argentina, estarão aptos a competir atletas nascidos entre 1 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2001 – juvenil A em 2017 (16 e 17 anos completos em 2017 para correr as seletivas / Caso ganhem uma vaga, os atletas das Olimpíadas da Juventude estarão completando 17 e 18 anos em 2018).

O processo de seletivas para as Olimpíadas da Juventude (Youth Olimpic GAmes)  também já foi divulgado esta semana pelo IFSC. Resumidamente, as 20 vagas (feminino e masculino) serão preenchidas  da seguinte forma:

  • 13 vagas via Campeonato Mundial Juvenil, que acontecerá este ano de 2017 em Innsbruck, Áustria – de 30 de agosto a 10 de setembro.
  • 1 vaga via Campeonato Continental – no caso do Brasil, PAN-AMERICANO, que ocorrerá de 25 de setembro a 1 de outubro em Montreal, Canadá (5 atletas considerando todos os continentes).
  • 1 vaga via seleção ‘Universal’
  • 1 vaga para atleta indicado pelo país sede

-observação: cada país poderá classificar 2 atletas femininos e 2 masculinos (cota máxima por país = 4)

Confira mais detalhes através do link original: https://gallery.mailchimp.com/3ade6e08bd5e1799a97baf1c8/files/71ffdd63-bd5e-4763-8163-cb82b28391b5/2017_02_Buenos_Aires_2018_Qualification_System_FINAL_Sport_Climb…pdf.

TÉCNICO COORDENADOR DA SELEÇÃO JUVENIL EM 2017

Apesar de estarmos com os meses contados para as seletivas juvenis, com aval da diretoria e todo Conselho, o técnico e escalador Anderson Gouveia, que já vem fazendo trabalhos com atletas do juvenil há alguns anos, se propôs a organizar, já a  partir de 2017, mais  um projeto  de seleção dos atletas brasileiros juvenis, com foco naqueles  que estiverem dentro do perfil olímpico para 2018 (nascidos em 2001 e 2002), e, desta forma, orientá-los para participar do Mundial Juvenil e do campeonato Pan-americano já este ano.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE ESCALADA ESPORTIVA

Para a  seleção de atletas brasileiros PRÓ e concessão de licença internacional para competir nos eventos preparatórios e também nas seletivas para as Olimpíadas de 2020 (campeonato continental em 2019, campeonato mundial 2019, copa do mundo 2018 e 2019, e evento extra no início de 2020), a ABEE irá utilizar como critério relevante no Brasil:

  • o histórico de resultados no RANKING BRASILEIRO e COPAS DO MUNDO* 2017, 2018 e evento nacional extra no primeiro semestre de 2019 (a confirmar, antes das seletivas).

Portanto, atletas interessados em tentar uma vaga nas seletivas (eventos que possuem número de participantes  limitado por país), devem competir a partir de 2017 no ranking ABEE para não serem prejudicados.

* Adendo: serão levados em  consideração ainda, a partir de 2017, a participação e resultados de atletas brasileiros em etapas da Copa do Mundo de boulder e dificuldade. 

O formato detalhado de seleção de atletas aprovados para fazer parte do time oficial em 2018, assim como possíveis atletas reservas, está sendo discutida e será divulgada pela ABEE em 2018, após avaliação de resultados de 2017 em CAMPEONATOS ABEE/IFSC, a qual será feita pelo preparador físico geral em conjunto com a comissão técnica.

 

SELEÇÃO DE PREPARADOR FÍSICO ESPECIALIZADO EM ESCALADA ESPORTIVA PARA COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO BRASILEIRA EM 2018

Desde já, estamos analisando currículos de profissionais credenciados pelo CREF, com AMPLO trabalho desenvolvido dentro da escalada esportiva para coordenar, em conjunto com equipe de técnicos, a preparação dos atletas do juvenil e PRÓ.

Interessados devem  enviar currículo completo para diretoria@abee.net.br, com carta de apresentação e interesse.

Com imensa consideração, esperamos todos os atletas para mais um grande momento do nosso esporte nacional no próximo dia 8 de abril na Casa de Pedra em São Paulo, para grandes emoções no Brasileirão 2017 de Boulder, Categoria PRÓ,  lembrando que as inscrições encerram-se dia 1 de abril pelo site ABEE.

Confira o calendário brasileiro completo em:http://abee.net.br/calendario/

Saudações e Ótimas Escaladas,

Equipe ABEE

 

 

 

 

1 Resposta para "Parceria ABEE e COB para preparação da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva"

  • comment-avatar
    Paulo
    31 de março de 2017 (12:15)
    Resposta

    Vamos lá…


Tem algo a dizer?

Algum HTML está OK