Escalada Esportiva é Esporte Olímpico em Tokyo!

banner_olimpico

Caros Membros ABEE e Escaladores Brasileiros,

É com grande alegria que, no dia 4 de agosto de 2016,  recebemos o anúncio oficial de que a Escalada Esportiva será incluída nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.

Queremos agradecer a todos os atletas e membros que nos apoiam e seguem com dedicação conosco nessa luta, fazendo parte desse sonho e acreditando na evolução da Escalada como Esporte.

Gostaríamos de agradecer muito à Federação Internacional de Escalada Esportiva – IFSC – www.ifsc-climbing.org, que após um trabalho extremamente árduo, focado e dedicado nos últimos 9 anos, levou nosso esporte a atingir essa conquista.

Em carta às Federações Nacionais de cada país, o presidente da Federação Internacional de Escalada Esportiva, Marco Scolaris, nos convida a celebrar juntos esse momento histórico, através da prática de todas as modalidades em diversos cantos do mundo.

“A cada dia, os atletas do mundo todo nos impressionam ao atingirem novos patamares, adaptando-se a novas regras, superando limites e cumprindo a ética anti-doping.

 (Nota ABEE: campeonatos continentais e mundiais contam com controle anti-doping rigoroso, e este controle passará a ser praticado no Brasil a partir de 2017 ).

“A escalada é um instinto”, dizemos no IFSC, em homenagem ao fato de que a humanidade já escalava muito antes da prática tornar-se esporte internacional.

São riquíssimas tradições de escalada em diversas áreas do mundo, com técnicas de escalada ao ar livre unindo-se à escalada de competição para formação de valores.  Enquanto o mundo lá fora oferece os seus próprios desafios e emoções para os escaladores, o circuito internacional tem oferecido disputas e oportunidades únicas a atletas que a todo momento, seguem impressionando e colaboram para elevar o nível do esporte às alturas, com exibições de fantástica beleza e tamanha graça.”  Marco Scolaris

Desde a criação do IFSC em 2007, o interesse no esporte cresceu consideravelmente, e segundo o presidente, a espinha dorsal disso é o apoio e dedicação que recebeu de todas as Federações Nacionais que vêm desempenhando seu papel na orquestração, regulamentação, promoção de eventos nacionais e internacionais, apoiando seus atletas e a manutenção da prática adequada do esporte.

Enquanto celebramos, já olhamos seriamente para o futuro.

Na ABEE, seguimos em sintonia com o IFSC, e assim que o formato de seletivas para as Olimpíadas estiver definido, divulgaremos mais detalhes e seguiremos com a seleção de atletas nacionais, seja através de Ranking Nacional, indicação para Campeonatos Continentais e/ou Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo em 2017.

Aproveitamos para ressaltar para mídias, parceiros de divulgação e interessados na promoção de nosso esporte,  que todos os eventos esportivos de escalada esportiva oficiais –  sejam eles Campeonatos Brasileiros, Continentais, Mundiais, etapas da Copa do Mundo e  Jogos Olímpicos,  são realizados em estruturas ARTIFICIAIS  (paredes construídas com técnica específica e segurança para receber todas as modalidades – boulder, dificuldade e velocidade, e permitir um acesso mais fácil e próximo ao público).

Aproveitamos para convidar a todos para o Campeonato Brasileiro de Escalada – modalidade dificuldade, que acontecerá dia 27 de agosto na Casa de Pedra em São Paulo, evento importante que estamos organizando há alguns meses com muita dedicação e o máximo de profissionalismo possível, incluindo equipe de route-setters, juízes, fiscais, técnicos e todo um staff experiente para receber nossos atletas!

Além disso, o Brasil conta esse ano com  3 atletas  já inscritos no Campeonato Mundial de Escalada Esportiva, graças ao apoio de atletas, ginásios e entidades parcerias que atuam com a ABEE para quitação de taxa internacional de filiação ao IFSC e realização de nosso calendário de Eventos Brasileiros de forma sustentável e consciente. São eles:

Pedro Nicoloso, 4º colocado no ranking nacional 2016, atleta já experiente em algumas etapas da copa do mundo, que estará competindo em boulder; Camila Macedo, vice-campeã brasileira de boulder 2016 e campeã brasileira de boulder 2015, que estreia  esse ano em um Campeonato Mundial, na modalidade boulder; e a veterana Janine Cardoso, 9x campeã brasileira de escalada esportiva de dificuldade, primeira brasileira a chegar à semi-finais de copa do mundo, competindo mais uma vez na modalidade dificuldade esse ano.

Motivados, nossos atletas seguem em ótima fase, e esperamos que o anúncio Olímpico ajude a motivar ainda mais grandes nomes a continuarem ajudando a elevar o nível nacional em busca de evolução também no cenário internacional.

Estamos em um marco importante para o crescimento da escalada esportiva de competição, e esperamos ter ainda mais oportunidades para nosso atletas do futuro, com ainda mais profissionalismo e reconhecimento. Estamos ansiosos para viver o resto dessa bela escalada juntos com todos vocês.

Obrigada e viva o sonho!

ABEE

Sem Respostas para "Escalada Esportiva é Esporte Olímpico em Tokyo!"


    Tem algo a dizer?

    Algum HTML está OK