Como serão as seletivas para os Jogos Olímpicos de 2020?

Primeira participação da escalada em um evento Olímpico, em Nanjing 2014, nos Jogos Olímpicos da Juventude

Primeira participação da escalada em um evento Olímpico, em Nanjing 2014, nos Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: COI/ RUTAR, UBALD)

Falta pouco mais de 20 meses para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio no Japão. Será a primeira vez que a Escalada Esportiva estará representada no evento olímpico principal, já tendo aparecido por duas vezes nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014 e agora em 2018. Serão 2 eventos combinados (masculino e feminino) das 3 modalidades: Boulder, Velocidade e Dificuldade; que irão entregar 2 medalhas de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze

Número de Vagas

Serão no total 40 atletas da Escalada Esportiva selecionados para os Jogos Olímpicos. 2 vagas já estão garantidas para o país sede, o Japão, e mais 2 vagas serão para atletas convidados pela Comissão Tripartite, formada pelos Comitês Olímpicos Nacionais, o Comitê Olímpico Internacional e o IFSC. Sobram assim 36 vagas para disputa, com o limite de 4 vagas por país (2 homens e 2 mulheres).

Esse modelo garante pelo menos 11 países representados nos Jogos. Quais serão esses países e quem serão os atletas será definido nos eventos seletivos já divulgados pelo IFSC e abaixo você pode conferir todos os eventos que valem vagas nas Olimpíadas e quantas vagas cada um vai distribuir.

Eventos Seletivos

  • Campeonato Mundial de Escalada | AGO | 14 vagas

O primeiro evento a distribuir vagas para os Jogos Olímpicos será o Campeonato Mundial de Escalada, que em 2019 acontecerá em Hachioji, Tóquio. Serão um total de 14 vagas distribuídas. Os 7 primeiros atletas no Combinado, de cada sexo, garantem vaga em 2020, respeitando o limite de 4 atletas por país.

  • Seletiva Olímpica | NOV-DEZ | 12 vagas

O próximo evento no calendário será a Seletiva Olímpica, que acontecerá na cidade francesa de Toulose. Será uma competição disputada no modelo olímpico (combinado) e assim como nos jogos terá 40 atletas. Participarão desse evento os 20 atletas, por sexo, mais bem colocados no Combinado durante o Campeonato Mundial e que ainda não tenham garantido vaga. Os 6 primeiros de cada sexo garantem a vaga nos jogos, respeitando o limite de atletas por país.

  • Eventos Continentais | FEV-MAI 2020 | 10 vagas

As últimas vagas para os jogos serão distribuídas nos eventos continentais: Europeu, Asiático, Africano, Oceania e Panamericano. Os primeiros atletas no combinado, de cada sexo, durante cada um dos eventos continentais garantem a vaga nos jogos de 2020. Caso os primeiros colocados já tenham garantido vaga no Campeonato Mundial ou na Seletiva Olímpica, a vaga ficará com o próximo atleta mais bem colocado ainda não qualificado para os jogos.

Será com certeza uma disputa acirrada pelas poucas vagas disponíveis e atletas de todos os países estarão vivendo pela primeira vez o sonho Olímpico. Não será diferente para os atletas brasileiros, que também estarão presentes nos eventos seletivos, buscando um lugar em Tóquio entre os melhores do mundo!

 

Sem Respostas para "Como serão as seletivas para os Jogos Olímpicos de 2020?"


    Tem algo a dizer?

    Algum HTML está OK