Brasileiro de Boulder e Eleições 2014

eleicoes Como alguns já devem ter percebido, a etapa única do Campeonato Brasileiro de Boulder organizado pela ABEE vai acontecer justamente no final de semana das Eleições 2014. Mas e agora? Como conciliar as duas coisas? Existem algumas maneiras de se manter quites com suas obrigações eleitorais e ainda assim participar da etapa sem problemas.

Voto em Trânsito

Para aqueles que não querem perder a oportunidade de votar, é possível efetuar o voto em trânsito, modalidade que já existe desde 2010. Para isso o eleitor deve fazer o requerimento junto ao seu Tribunal Eleitoral até o dia 21 de Agosto, indicando onde vai estar no dia da eleição. É necessário levar um documento de identificação com foto e estar regular com as obrigações eleitorais. Essa modalidade de voto é possível apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, o que é o caso de Brasília. Importante lembrar que nessa modalidade só será possível votar para Presidente, mas já é suficiente para se manter em dias com a Justiça Eleitoral.

Justificar Ausência

Para aqueles que não quiserem votar ou não conseguiram fazer o seu requerimento para o voto em trânsito, existe a possibilidade de justificar a ausência do seu domicílio eleitoral. Para proceder com a justificativa o eleitor deve preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa, disponível gratuitamente nos cartórios eleitorais e no site do TSE e dos TREs. O formulário deve ser entregue no dia da Eleição em um dos locais destinados ao recebimento do mesmo, cuja lista será divulgada na página do Superior Tribunal Eleitoral. Mesmo que você não consiga justificar sua ausência no dia da Eleição, ainda é possível justificar até 60 dias após o pleito. Nesse caso você deve preencher esse outro Requerimento de Justificativa Eleitoral, e anexar documentos que comprovem a sua ausência do domicílio eleitoral e entregar em qualquer cartório eleitoral. O Requerimento também pode ser preenchido online. Os cartões de embarque dos vôos podem ser utilizados para isso, portanto, guarde-os. Vale ressaltar que a justificativa não exime o eleitor de votar no segundo turno, caso aconteça. Se o eleitor estiver fora do domicílio eleitoral também em um eventual segundo turno, ele deve apresentar nova justificativa. Agora você já tem todas as informações necessárias para ir participar da etapa sem problemas e ainda assim exercer sua cidadania, caso assim escolha. Nos vemos em Brasília!

Sem Respostas para "Brasileiro de Boulder e Eleições 2014"


    Tem algo a dizer?

    Algum HTML está OK