ABEE adquire os primeiros conjuntos de agarras oficiais de velocidade do Brasil

Cesar Grosso no PanAmericano de Escalada disputado em uma parede de velocidade com agarras oficiais. | Foto: Carol Coelho

A ABEE deu o primeiro passo para construção de uma parede de escalada de velocidade dentro dos padrões oficiais no Brasil. A entidade importou dois conjuntos de agarras oficiais, homologadas pela IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva), da marca VolxHolds. Foram adquiridas agarras suficientes para equipar duas pistas de velocidade com altura oficial de 15m. Uma pista de velocidade de 15m é composta por 20 agarras de mão e 11 agarras de pés.

Com a compra a ABEE risca da lista o primeiro item para que um muro de velocidade seja considerado dentro dos padrões oficiais. Agora a entidade dará prosseguimento no restante do projeto de dotar o Brasil de uma parede de escalada de velocidade dentro dos padrões oficiais IFSC. Os próximos itens da lista são a construção de uma parede na altura e inclinação oficial de 5º, texturizada segundo os padrões exigidos, um sistema de medição de tempo segundo as diretrizes da IFSC, e a compra de dois sistemas de segurança automática (Auto-Belay) certificados.

Com uma parede de velocidade nos padrões oficiais nossos atletas poderão treinar e se preparar em uma estrutura exatamente igual às utilizadas nas competições internacionais, o que é de grande importância para a modalidade mais rápida da escalada, onde cada pequeno detalhe conta. Contudo, uma parede dentro dos padrões oficiais não significa, necessariamente, uma parede oficial certificada IFSC, válida para registro de recordes mundiais. Para isso, a parede além de ser fabricada utilizando todos os fornecedores oficiais, tem de passar por um processo de homologação por fiscais IFSC.

Sem Respostas para "ABEE adquire os primeiros conjuntos de agarras oficiais de velocidade do Brasil"