Jean Ouriques

profileimage

Quando você começou a escalar?
Junho de 1996 juntamente com toda minha família na gruta da Lapinha perto de BH.

O que influenciou você a competir?
Meu irmão mais velho Yan Ouriques começou a competir e como todos escalavamos juntos foi meio que natural pegar um ônibus de 17 horas pra participar da minha primeira competição em Curitiba na extinta Ciclo Verde. Isso foi em 1998 e já um mês depois participei da minha segunda competição no Sesc Ipiranga em São Paulo onde conheci pessoas que tenho amizade até hoje na seleção como Thaís Makino e César grosso. E de lá pra cá foram muitos campeonatos, festivais e eventos legais outros nem tantos, rsrs…
O que motiva você a competir e não apenas escalar na rocha?
Boa pergunta. A minha escola base foi a rocha ao redor de BH como Lapinha, Baú de Minas e Serra do Cipó, a escalada em rocha me ajudou e muito há formar o escalador que sou hoje. Mas como gastar a maior parte do meu tempo treinando e não me divertindo na rocha  com os amigos?

Bom algumas, gosto do nervosismo e do frio na barriga antes de cada competição daquele momento de colocar a sapatilha e por a minha escalada à prova naquele momento e não daqui a um ou dois dias. Do processo de auto controle e o aprendizado que é lidar com a pressão de uma competição, de resultados, de expetativas, frustração, realização…vai ser difícil largar as comps, e olha que já tentei! Rsrsrsr….

Qual seu maior desafio como atleta?
Viver disso e para isso, mantendo a motivação alta para suportar o treino necessário e juntamente lidar com as pequenas e grandes lesões. 

O que você espera alcançar como atleta de escalada?
Felicidade, realização pessoal e poder ajudar a próxima geração seja com um legado de dedicação ou apenas com alguns bons conselhos. Abrir caminho e transpor alguns obstáculos para os que estão por vir assim como os meus ídolos fizeram antes de mim e poder ajudar nesse processo de profissionalização do esporte no Brasil. 

Hobbies
Ir escalar em família, ir acampar em algum lugar e escalar  uma parede! Além de Netflix, um pouco de vídeo game, jogos de tabuleiro com meus irmãos.