Seja um Route Setter

Toda competição de escalada não acontece sem o trabalho dos Route Setters. Na busca de profissionalizar ainda mais o esporte e as competições, a ABEE tem procurado capacitar cada vez mais e certificar seus Route Setters para atuar nas competições nacionais, criando um plano de carreira para quem queira seguir a profissão.


Como ser Route Setter Credenciado ABEE

Para atuar como Route Setter nas competições nacionais, o profissional, além de ter a Licença de Route Setter ABEE, tem que passar por certificação conduzida pelo Head Setter ABEE, Anderson Gouveia, Route Setter Continental IFSC. As certificações são anuais e certificam o Route Setter em 5 níveis, cada um com suas respectivas áreas de atuação, responsabilidades e exigências.

Nível 1: Route Setter Regional

O(A) proponente deve ter experiência prévia em montagem de vias e boulders. A exigência mínima é 1 ano de experiência e o(a) candidato(a) deve escalar no mínimo 8A (em via) para homens e 7b para mulheres, V5 (em boulder) para homens e V3 para mulheres. Após a certificação de duração de 2 dias, o(a) routesetter estará habilitado a trabalhar em eventos regionais como routesetter regional e fazer a certificação Nível 2. Preferencialmente certificado Nr35.

Nível 2: Route Setter Chefe Regional/Aspirante Nacional

Certificações de duração de três (3) dias. O(A) proponente deve ter o nível 1 e deve escalar entre 8c (em via) para homens e 8a para mulheres e V7 (em boulder) para homens e V5 para mulheres. Após a certificação o(a) proponente pode trabalhar como chefe regional e pleitear ingressar no nível 3. Preferencialmente certificado Nr35.

Nível 3: Route Setter Aspirante Nacional

O(A) proponente deve ter o nível 1 e 2 e escalar entre 9b (em via) para homens e 8c para mulheres e V9 (em boulder) para homens e V7 para mulheres. O(A) aspirante a routesetter deverá cumprir no mínimo 3 eventos oficiais antes de ser recomendado pelos seus avaliadores para o próximo nível. Preferencialmente certificado Nr35.

Nível 4: Route Setter Nacional

Ter o nível 1, 2 e 3 e escalar entre 10a (em via) para homens e 9b para mulheres e V10 (em boulder) para homens e V8 para mulheres e 3 eventos oficiais como Aspirante. O(A) Aspirante Nacional deverá ser indicado pelos avaliadores, (Routesetter Chefe e Delegados Técnicos) para entrar no nível 4. Ainda, este deverá trabalhar no mínimo em 4 eventos oficiais para requisitar o Nível 5, bem como ter trabalhado em todas as modalidades, ter a indicação dos avaliadores e da comissão técnica da ABEE.

Nível 5: Chefe de Route Setters Nacional

O proponente deverá ter os Níveis 1, 2, 3 e 4, a indicação dos avaliadores e da comissão técnica da ABEE, ter trabalhado em eventos regionais, nacionais adulto e Sub 20 como no mínimo 8 eventos. Este deverá também estar ativo no cenário nacional por pelo menos 2 anos. Curso NR35 para modalidade guiada e speed.

Nível 6: Head Setter

Deverá ter os cinco níveis e ter atuado em eventos internacionais. Além disso, ter trabalhado em todas as modalidades e ser indicado pela comissão técnica e diretoria da ABEE. NR35.


Licença

Atenção: a licença é apenas para Routesetters que já tenham sido aprovados no nível 1 do Curso de Routesetters ABEE. Se você ainda não tem o curso, não adquira a licença agora.