Arthur Gáspari, Analista de Desempenho da Seleção Brasileira

Continuando com a apresentação da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, vamos conhecer hoje o Arthur Gáspari, que irá ocupar a importante função de Analista de Desempenho dentro do time brasileiro, e irá colocar em prática toda a sua experiência em estudos científicos na área de escalada, atuando tanto como pesquisador, orientador e coorientador de diversos trabalhos sobre o esporte.

O que faz um Analista de Desempenho?

A função do Analista de Desempenho é talvez a mais técnica de toda a comissão. É ele quem testa, analisa e aponta aspectos fisiológicos que devem ser abordados pelas estratégias de treinamento a serem desenvolvidas junto ao restante da comissão técnica e a equipe pessoal dos atletas do time.

Durante toda a temporada ele acompanhará os atletas, analisando os resultados e traçando um perfil de nossos atletas frente ao cenário internacional. Ele atuará também como fisiologista do time, identificando fatores fisiológicos e técnicos a serem lapidados pelo atleta e técnico, auxiliando assim na distribuição das componentes de treinamento para a temporada de competições, com ênfase nas capacidades físicas, assim como elaborar junto aos outros membros da comissão, atletas e suas equipes técnicas o planejamento da temporada de competições com foco nas estratégias de recuperação entre treinos e durante as competições, visando os melhores resultados para a seleção.

Sobre Arthur Gáspari

Seleção Infantil de Ginástica Rítmica

Em resumo, Arthur Gáspari é um cientista do esporte. Atualmente aluno do Doutorado em Biodinâmica do Movimento e Esporte na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, durante o qual realizou estágio internacional na The University of Queensland na Austrália. É mestre, bacharel e licenciado pela FEF-Unicamp com estágio internacional na Academy of Physical Education, Ollerup Gymnastikhøjskole – Ollerup, Dinamarca.

Ele tem experiência nas áreas de Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Tecnologias Aplicadas ao Esporte e Atividade Física, com ênfase no treinamento personalizado e em esportes individuais como lutas, corrida, ciclismo, ginásticas e escalada. Ele auxilia na preparação de atletas de nível nacional e internacional desde 2007 e em uma das suas últimas atuações como fisiologista, auxiliou a seleção brasileira infantil de ginástica rítmica na conquista do título Sul-Americano (Paipa, Colômbia).

Arthur Gáspari em competição de escalada

Escalador há 16 anos, Arthur tem experiência nas competições de escalada nacional desde 2004, e sentindo a lacuna de estudos específicos dentro do esporte passou ele mesmo a desenvolver material científico relacionado à escalada, principalmente com ênfase no alto desempenho em competições.

Seu primeiro trabalho a conseguir destaque internacional foi apresentado no congresso do Colégio Europeu de Ciência do Esporte de 2013, em Barcelona. Dentre as diversas produções acadêmicas, destaca-se o trabalho publicado na revista da Sociedade Francesa de Medicina do Esporte (Science & Sports) sobre as concentrações de lactato após fase eliminatória e final de atletas em situações reais de competição em Lead.

Estudo sobre concentrações de lactato em competições

Recentemente, coordenou o trabalho que compara características de competidores de escalada nas modalidades Boulder e Lead, apresentado no Congresso Olímpico de 2016 (único trabalho sobre escalada de competição do evento que teve participação de 70 países).

Uma grande bagagem de conhecimento específico foi o que gabaritou a presença de Arthur Gáspari junto à comissão técnica da ABEE, e com certeza renderá frutos não só para essa atual fase, como plantará sementes para o desenvolvimento futuro de nossos atletas.

Sem Respostas para "Arthur Gáspari, Analista de Desempenho da Seleção Brasileira"


    Tem algo a dizer?

    Algum HTML está OK