André Berezoski, Analista Técnico e Tático da Seleção Brasileira

Hora de apresentar mais um membro do NATA, dessa vez o que ocupa o cargo de Analista Técnico e Tático do time e que precisava ser alguém bastante versado em competições e de inquestionável qualidade técnica enquanto escalador. Para esse cargo só poderia haver um nome: André Berezoski.

O que faz o Analista Técnico e Tático

A principal função do Analista Técnico e Tático é avaliar os componentes técnicos dos atletas e as estratégias táticas adotadas pelos mesmos durante o desempenho competitivo. Trabalhando em conjunto com o Analista de Desempenho ele irá auxiliar na distribuição dos componentes de preparação esportiva, dessa vez com ênfase no desenvolvimento da técnica e da tática, auxiliando assim atletas e técnicos individuais a adequar o cronograma de preparação esportiva ao calendário de competições.

Faz parte também das atribuições do Analista Técnico e Tático, juntamente com os outros membros do NATA e os técnicos dos atletas, o planejamento da temporada de competições. Ele auxilia na escolha de quais competições são mais interessantes do ponto de vista preparatório, assim como na escolha de quais atletas irão competir em quais eventos e quais estratégias e táticas para cada competição, sempre visando os melhores resultados para o time.

Além disso o Analista Técnico e Tático trabalha lado a lado com o Team Manager na logística de participação do time nos diferentes eventos.

Quem é André Berezoski?

André Berezoski Neto, mais conhecido como Belê, nasceu em Apucarana, Paraná. Ele escala há 26 anos, todos dedicados à escalada de competição. Em 1996 mudou-se para São Paulo, onde iniciou seus trabalhos por alguns anos na primeira academia de escalada do Brasil, a 90 Graus e depois na Casa de Pedra, também em São Paulo. André é personal de escalada esportiva indoor desde 1997 e em 2003 obteve o CREF para trabalhar com preparação técnica em escalada esportiva.

Como atleta, André participou de mais de 150 campeonatos. Foi Campeão Paranaense em 1994, Tetra-Campeão Brasileiro (2000, 2002, 2004 e 2005) e segundo colocado no Master TNF de Boulder em Pucón/Chile em 2008. Em 2007, ele foi Semi-Finalista da Copa do Mundo na Bélgica, juntamente com Felipe Camargo e Cesar Grosso, o que foi o melhor resultado de um time brasilleiro em competições internacionais até hoje.

André Berezoski é sem sombras de dúvidas um dos atletas mais experientes em campeonatos internacionais, sempre competindo no circuito da Copa do Mundo IFSC, Mundiais de Escalada e Campeonatos Sulamericanos desde 1994.

Atualmente ele é o proprietário do BBloc, ginásio de escalada em São Bento do Sapucaí, onde desenvolve a escalada na região, descobrindo novos talentos e onde também mantém um projeto social voltado para a comunidade carente.

Como Route Setter ele é um dos convidados para montar os boulders do maior campeonato sulamericano, o The North Face Master de Boulder, realizado no Chile a cada ano e além disso é o Route Setter Chefe da ABEE na maioria das competições nacionais.

Para esta nova fase da escalada brasileira, André diz: “Fazer parte da comissão técnica da ABEE é, além de tudo, um sonho, um momento histórico e revolucionário. Gostaria muito de ter tido esse apoio todo na fase que competia. Então hoje, vou dar o meu melhor com toda a minha experiência para que possamos ter excelentes representantes no circuito sulamericano e mundial.

Sem Respostas para "André Berezoski, Analista Técnico e Tático da Seleção Brasileira"


    Tem algo a dizer?

    Algum HTML está OK